CRECHE UNIÃO E FORÇA
Quem somos
A Creche União e Força se constituiu a partir do engajamento das suas fundadoras nas Comunidades Eclesiais de Base – CEB, movimento vinculado à Igreja Católica, cujo objetivo é a articulação entre o estudo bíblico e a realidade vivenciada, principalmente pelas comunidades populares, no sentido de buscar alternativas à minimização das dificuldades enfrentadas por estes povos.
Imbuídas pelo sentimento de solidariedade e partilha que movia os Primeiros Cristãos e pelas reflexões feitas a partir da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1987, cujo tema era Educação e Fraternidade, as fundadoras se reuniram com as mulheres da comunidade, que na maioria eram fateiras, lavadeiras, catadoras de café e empregadas domésticas) dos bairros periféricos da paróquia Nossa Senhora das Graças e identificaram a criação de uma creche como a necessidade mais imediata daquela comunidade. Pois, segundo as mães trabalhadoras, não havia lugar para deixarem suas crianças, enquanto trabalhavam, e seus empregos eram indispensáveis ao sustento das suas famílias.
Diagnosticada a principal demanda da comunidade em questão, faltava projeto, espaço e recursos para a constituição da Creche, foi então nesse contexto, que a denominação “União e Força” intensificou o seu significado, pois todas as etapas rumo efetivação dessa instituição educacional foram marcadas por muito trabalho, cooperação, solidariedade e união, e mesmo diante de ameaças, intimações e protestos contrários a sua proposta, D. Hilda Lima Amaral, sua principal mentora / instituidora, jamais se desanimou e sempre contou com o apoio de pessoas dispostas a lhe ajudar nesta causa, que ainda perdura.
Uma das primeiras colaboradoras desta instituição foi Inês, a fundadora da 1ª creche de Vitória da Conquista, a Creche Vivendo e Aprendendo, que com base em sua experiência orientou e prestou total apoio a fundação da Creche União e