Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Fundação Conquistense Edivanda Maria Teixeira

 

Lolo

O surgimento da Fundação Conquistense Edivanda Maria Teixeira (FUCEMATE) está diretamente ligado à ação evangelizadora e de promoção humana e social promovida a partir da cooperação entre as igrejas irmãs da Dioceses de Piacenza (Itália) e Vitória da Conquista, a partir da chegada de “missionários italianos” em 1967.

 Leia mais...

 

Com a finalidade de evitar a dependência da Diocese de Piacenza e garantir a plena autonomia da experiência das creches comunitárias, começa a ser pensada a criação de uma entidade mantenedora das creches ligadas à Paróquia das Graças e São Miguel Arcanjo.

Foi adquirido um terreno e construído um prédio de apartamentos destinado a locação. Surgia, assim, a Casa do Estudante

Saiba mais...

ABAIXO-ASSINADO E REQUERIMENTO

Postado 2021/10/12

Diante desses fatos, a Fundação Conquistense Edivanda Maria Teixeira não poderia ficar calada. Decidimos, então, lançar, através das redes sociais, um abaixo assinado e um manifesto contra a decisão da Prefeita Sheila Lemos de transformar aquela escola em Escola Militar Edivanda Maria Teixeira. Segue o nosso manifesto e o abaixo assinado, que vem recebendo numerosos e significativos apoios.

 

"Nós, abaixo assinados, manifestamos nosso veemente repúdio à decisão da Prefeita Sheila Lemos de implantar o sistema de ensino do Colégio da Polícia Militar na rede municipal de ensino, começando pela Escola Municipal Professora Edivanda Maria Teixeira. Em que pese a relevância do debate acerca das metodologias do ensino público e, particularmente, da pedagogia utilizada no sistema de ensino dos colégios militares, no intuito de garantir a ordem e a disciplina, não podemos esquecer que, ao batizar uma de suas escolas municipais com o nome de Edivanda Maria Teixeira, o Município de Vitória da Conquista homenageava esta mestra querida e perpetuava sua memória de educadora para a liberdade, seu método de ensino libertador e, também, sua luta ferrenha contra a ditadura militar que, inclusive, perseguiu um irmão dela. 

 

Quem, sem conhecer a história de vida da educadora Edvanda Teixeira, ver o seu nome inscrito na fachada da escola, que passar a adotar o sistema de ensino dos colégios militares, há de imaginar que era essa a pedagogia de Edvanda Teixeira e a sua memória estará desfeita ou, no mínimo, desnaturada. Todo objetivo de preservar a memória íntegra de uma grande educadora se esvairá. 

 

Por isso, solicitamos à Prefeita Sheila Melo que desista desse projeto. Caso contrário, pedimos que seja retirado o nome de Edivanda Maria Teixeira dessa escola e que uma outra seja batizada com o nome dela".

 

 

 

Quem quiser aderir a essa campanha e apoiar o nosso manifesto poderá fazê-lo acessando este link:

 

DIGA NÃO AO PROJETO DE TRANSFORMAR A ESCOLA MUNICIPAL EDIVANDA TEIXEIRA EM COLÉGIO MILITAR