AS ORIGENS
O surgimento da Fundação Conquistense Edivanda Maria Teixeira (FUCEMATE) está diretamente ligado à ação evangelizadora e de promoção humana e social promovida a partir da cooperação entre as igrejas irmãs da Dioceses de Piacenza (Itália) e Vitória da Conquista, a partir da chegada de “missionários italianos” em 1967.
A Teologia da Libertação e o trabalho de evangelização e promoção humana realizados pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), sem dúvida alguma, inspiraram e motivaram muitas lutas e iniciativas populares. Entre elas, o surgimento das chamadas “Creches Comunitárias” no Alto Maron, na periferia de Vitória da Conquista.
Inspiradas na prática evangélica da solidariedade cristã com os irmãos mais carentes, na opção evangélica e preferencial pelos pobres e motivadas pela Campanha da Fraternidade de 1982, as creches comunitárias logo se tornaram uma realidade e receberam todo apoio da então Paróquia Nossa Senhoras das Graças e dos padres italianos da época: Gian Piero Franceschini, mais conhecido como “Padre João”, Giancarlo Dallospedale, Angelo Zanré e Daniel Piccoli.
A primeira creche comunitária a ser criada foi a Creche Vivendo e Aprendendo. Logo em seguida, outras foram surgindo, cada uma em bairros diferentes e a partir de situações diferentes: Creche Bela Vista, Creche União e Força e a Creche Criança Esperança. Todas elas, porém, tinham a mesma inspiração: garantir às famílias mais humildes e desamparadas da periferia um espaço onde suas crianças pudessem ter uma educação infantil adequada e de qualidade.
A iniciativa contou, desde o início, não só com o apoio dos padres e da Paróquia Nossa Senhora das Graças, mas também de “padrinhos e madrinhas” locais e da Itália, por meio do Projeto de adoção a distância “Acrescenta um lugar à sua mesa”. Todos os recursos arrecadados por estes projetos de apadrinhamento eram repassados para as creches comunitárias que, naquela época, dependiam exclusivamente da solidariedade local e da Itália, pois, não havia ainda políticas públicas no âmbito da educação infantil.
O SURGIMENTO DA FUNDAÇÃO CONQUISTENSE EDIVANDA MARIA TEIXEIRA
Ainda no final da década de 1990, a fim de evitar a dependência da Diocese de Piacenza e garantir a plena autonomia da experiência das creches comunitárias, começa a ser pensada a criação de uma entidade mantenedora das creches ligadas à Paróquia das Graças e São Miguel Arcanjo.
Com esta finalidade, foi adquirido um terreno e construído um prédio de apartamentos destinado a locação. Surgia, assim, a Casa do Estudante, localizada à Avenida Braulino Santos N. 1555, Bairro Portal das Candeias, aqui em Vitória da Conquista.
Com a construção da Casa do Estudante, se criavam as condições materiais necessárias para a criação de uma Fundação com a constituição de um patrimônio para a sua manutenção, justamente o prédio da “Casa do Estudante”.
O nome dado à Fundação é uma homenagem a Edivanda Maria Teixeira, pedagoga e educadora do Movimento de Educação de Base (MEB), ligado à Igreja Católica. Importante líder comunitária, Edivanda muito contribuiu para com a criação das Comunidades Eclesiais de Base em Vitória da Conquista e região. Trabalhando junto com os padres italianos, dedicou toda a sua existência à educação popular, à causa do Evangelho e à libertação dos oprimidos.